domingo, 3 de janeiro de 2021

Imagine - John Lennon - em imagens

"É uma canção anti-religiosa, anti-nacionalista, anti-convencional, anti-capitalista, mas é muito bem aceite porque é adocicada. Aprendi o que se tem que fazer: transmitir uma mensagem política com um pouco de mel ! "   John Lennon



Imagine
John Lennon

Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace

You may say I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day you'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world

You may say I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will live as one


Composição: Yoko Ono / John Lennon

domingo, 27 de dezembro de 2020

A VESPA ASSASSINA

 

Vespa velutina

Originária da Índia, China, Indonésia e outras regiões da Ásia, onde é vulgar,  a vespa velutina (vespa asiática ou vespa assassina), tem a cabeça preta e a face amarela, patas castanhas com pontasamarelas, tórax castanho ou preto e abdómen castanho - cada segmento abdominal tem uma borda amarela excepto o quarto, cuja borda é cor de laranja. As cores  podem ser algo diferentes, consoante as regiões.

Os machos medem cerca de 3 cm e as fêmeas 2,5 cm.

Pensa-se que chegou à Europa em 2004 (França) num contentor chegado da China - dois anos depois estavam espalhados por toda a França, onde foram detectados, nesse ano, cerca de 2.000 ninhos. 

Em 2011 foram detectadas pela primeira vez em Portugal (Viana do Castelo) e hoje estão espalhadas por todo o país, com milhares de ninhos da subespécie que foi introduzida na Europa (vespa velutina nigrithorax, também chamada de vespa de patas amarelas).

Ao contrário das abelhas asiáticas, que se conseguem proteger da vespa assassina, as abelhas europeias não têm qualquer protecção contra elas e são facilmente dizimadas. 

As vespas estão sempre mais activas ao nascer e ao pôr do sol.

Sendo uma predadora natural das abelhas e de outros insectos, pode originar impactos significativos na biodiversidade, para além de colocar em causa a segurança e o bem-estar das pessoas e animais,


Ataque de vespa assassina a um rato


O QUE FAZER SE FOR PICADO

  1. Remova o ferrão da vespa ou parte do insecto que possa ainda estar cravado na pele;
  2. Lave o local da picada abundantemente com água fria;
  3. Se sentir dor, tome um analgésico, como o paracetamol ou ibuprofeno. Siga sempre as indicações do folheto e tome a dose recomendada;
  4. Se tem comichão, aplique gelo ou uma pomada de venda-livre comprada na farmácia para aliviar o sintoma. Outra opção passa por tomar um anti-histamínico;
  5. Para reduzir o edema aplique gelo na lesão.

SE FOR ALÉRGICO

Nos casos de reacção alérgica grave – anafilaxia – os sintomas surgem alguns minutos após a picada e têm vários graus de gravidade, mas deve sempre procurar-se  auxílio médico


  • Reacção cutânea - urticária, angiodema;
  • Sintomas digestivos - náuseas, vómitos, diarreia, dor abdominal;
  • Respiratórios - pieira, estridor, falta de ar;
  • Cardiovasculares – taquicardia, tonturas, confusão, sensação de desmaio;
  • Choque anafiláctico com paragem cardiorrespiratória


Ninho de vespa velutina


  • Se avistar vespas assassinas ou ninhos das mesmas, é obrigatório que contacte a GNR, através da linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).

domingo, 22 de novembro de 2020

Os aviões espiões da Rússia


A propósito dos Tupolev Tu-95MS (Bear) russos que foram acompanhados de perto pelos F16 da Força Aérea Portuguesa quando entraram no espaço aéreo de responsabilidade portuguesa, sem avisarem, numa madrugada do mês de Novembro de 2016, e ainda hoje continuam a "passar"...


Estes bombardeiros não emitem qualquer sinal nem respondem a contacto rádio, sendo uma espécie de aviões “invisíveis”, o que representa riscos para a aviação civil.

Começaram a ser fabricados e entregues à força aérea soviétíca em 1956 e nunca pararam de ser produzidos. Foram projectados para terem uma autonomia que lhes permitisse atingir o território dos EUA, podendo voar mais de 15.000 km sem necessidade de reabastecimento com uma carga de, pelo menos, 12 toneladas. Concebidos inicialmente para o transporte e lançamento de bombas nucleares por gravidade, hoje podem transportar mísseis de cruzeiro Kh-20M (alcance 700km) ou mísseis Kh-22 Raduga, com sistema de orientação autónomo destinado a destruir grupos de porta-aviões, bem como alvos fixos costeiros; equipamento de guerra electrónica, servir de avião de patrulhamento marítimo ou de avião tanque para reabastecimentos em voo.

Especificações (Modelo: Tu-95MS)

Comprimento  46,2 m (152 ft)

Envergadura   50,10 m (164 ft)

                                        Altura  12,12 m (39,8 ft)

Área das asas  310 m² (3 340 ft²)

                                Peso vazio   90 000 kg (198 000 lb)

                           Peso carregado   171 000 kg (377 000 lb)

Peso máx. à descolagem   188 000 kg (414 000 lb)


Equipados com quatro gigantescos motores turbo--hélice NK-12 com uma potência de 14.800 SHP, extremamente fiáveis, estas aeronaves conseguem atingir uma velocidade até 920 Km/h e subir 10 m/s (aproximadamente 2.000 pés por minuto), com um tecto máximo de 13.700m (45 mil pés).
O funcionamento destes motores produz um ruído "infernal".

Motor NK-12


Cone de cauda, com os canhões de 23 mm

Operam com dois pilotos que se sentam lado a lado no cockpit. Atrás dos pilotos estão: o engenheiro de voo, à direita, e o operador de rádio, à esquerda. Atrás do engenheiro, existe uma pequena cozinha, equipada com fogão eléctrico, e uma casa de banho com wc químico. Atrás do operador de rádio, fica o operador de armas defensivas e um operador de guerra electrónica. No cone de cauda, um artilheiro opera os canhões de 23 mm. Nenhum dos tripulantes dispõe de assento ejectável.


A actual esquadrilha operacional de Tupolev Tu-95MS da Força Aérea da Rússia é composta por 65 aviões fabricados entre os anos 80 e 90

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Fuja da Worten !!!


A WORTEN, empresa do Grupo SONAE (Continente), está  classificada pela maioria dos clientes, como uma péssima empresa. Desde o incumprimento dos prazos, não devolução ou devolução muito difícil e atrasada do dinheiro a clientes que pagaram artigos que receberam avariados ou nunca receberam, garantias não cumpridas, venda de produtos que não existem em stock, etc etc. Clique na imagem e veja as opiniões dos clientes!

Paralelamente mantêm uma plataforma online (Marketplace), no seu site em www.worten.pt onde vendem produtos de outros fornecedores - no entanto, quando há qualquer problema entre estes e os clientes a Worten descarta toda e qualquer responsabilidade, embora anuncie isto:

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

A FÓRMULA DA COCA-COLA



Lançada em 1887 em Atlanta, nos EUA, pelo seu criador John Pemberton e o seu amigo Frank Robinson e anunciada como uma bebida revigorante e tónica, com vários efeitos benévolos para algumas doenças, o seu primeiro ano de comercialização foi um fracasso. Só em 1894, ano em que pela primeira vez foi vendida em garrafas de vidro (até aí era vendida a copo) e a originalidade e agressividade  usadas na sua promoção fizeram da bebida um êxito nos EUA. Em 1895 havia já 3 fábricas a produzir Coca-Cola (Chicago, Dallas e Los Angeles) e em 1897 iniciou-se a sua internacionalização.




A fórmula 'secreta' da Coca-Cola desvenda-se em 18 segundos em qualquer espectrómetro óptico. Só que não dá para a fabricar, a não ser que tenha uns 10 biliões de euros para entrar numa guerra na justiça com a Coca-Cola, de onde, o mais certo é sair “morto” !  

A fórmula da Pepsi-Cola tem uma diferença básica intencional da Coca-Cola, exactamente para evitar processos judiciais. Não é diferente porque não tenham conseguido fazer exactamente igual,  mas é suficientemente semelhante para atrair consumidores de Coca-Cola – a Pepsi-Cola tem menos de sal e açucar.   

Se tirarmos a enorme quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50mg de sódio por lata)  verá que a Coca-Cola fica igualzinha a qualquer outro refrigerante, sem tirar nem pôr.  É exatamente a quantidade exagerada de cloreto de sódio (very low sodium) que dá ao refrigerante a sensação de frescura, aumentando, ao mesmo tempo, a sede. O sal reduz a sensibilidade ao sabor doce: 39 gramas de açucar  (sacarose) por lata. Em cerca de 350 gramas de líquido, mais de 10% é açúcar – são 3 colheres de sopa cheias de açucar por lata.   




A FÓRMULA DA COCA-COLA  

Simples: concentrado de açúcar queimado - caramelo (para dar a cor escura e gosto); ácido orto-fosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS - High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta coca e mais alguns  aromatizantes naturais de plantas, cafeína, e conservantes que podem ser benzoato de sódio ou benzoato de potássio, e dióxido de carbono em quantidade suficiente para, tal como o sal, proporcionar a tal sensação de frescura quando se bebe.   

O uso do ácido orto-fosfórico e não do ácido cítrico, como na maioria dos refrigerantes, serve para dar a sensação, quando se bebe, de dentes e boca limpa - o ácido “frita” literalmente tudo ( pode até atacar o esmalte dos dentes, coisa que o ácido cítrico ataca com menor violência) – o ácido orto-fosfórico 'chupa' também grande quantidade do cálcio do organismo, tornando a bebida  prejudicial às crianças, podendo comprometer a formação saudável dos ossos e dentes. Sem este ácido o conhecido sabor da Coca-Cola desapareceria e esta tornava-se um refrigerante absolutamente vulgar.   

O extracto de coca e das outras folhas quase não mudam nada no sabor – se fossem retiradas da “receita” não haveria alteração do gosto da bebida – a  sua integração na fórmula é mais direccionada para a produção de “efeitos comerciais”.   O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes.



segunda-feira, 5 de outubro de 2020

O 1º "MULTIBANCO" do Mundo

Em 1965, em Portugal,  quando ainda  ninguém conhecia as "Máquinas Multibanco" actuais, o Banco Português do Atlântico já utilizava um sistema "quase automático" para depósitos e levantamentos. 

Veja o vídeo !