terça-feira, 4 de janeiro de 2022

As nádegas !

As nádegas, também conhecidas como nalgas, são as duas partes carnudas e globulares que formam a parte posterior e superior da coxa. Cada uma das partes é chamada nádega ou nalga.

As nádegas, são constituídas pelos músculos responsáveis pelo movimento das pernas e, nas mulheres, é também onde se acumula a gordura que fica disponível para a formação dos fetos. Em ambos os sexos serve como almofada e protecção dos ossos na posição de sentado ou deitado.

De uma maneira geral, as nádegas, para além da função biológica, assumem uma função secundária, de cunho sexual, como zona erógena e exercem uma atracção das pessoas pelas nádegas de indivíduos de sexo oposto ou do mesmo sexo, dependendo dos gostos...

O poder de atracção das nádegas de mulheres, por exemplo, é um forte apelo usado na publicidade de certos artigos de consumo predominantemente masculino, como cervejas, automóveis e outros.





quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Brinde aos loucos

 


« Um brinde aos loucos, aos desajustados, aos rebeldes, aos criadores de casos. Aqueles que vêem as coisas de forma diferente. Pode cita-los, discordar deles, glorificá-los ou caluniá-los, mas a única coisa que não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Empurram a raça humana adiante. E enquanto alguns os vêem como loucos, nós vemo-los como génios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são aquelas que o conseguem mudar. »

(Jack Kerouac)

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

O PRIMEIRO AUTOMÓVEL A MOTOR EM PORTUGAL


O PRIMEIRO AUTOMÓVEL A MOTOR EM PORTUGAL 
PANHARD & LEVASSOR, 1895 
CILINDRADA: 1324 CC
VELOCIDADE MÁXIMA: 20 KM/H
ORIGEM: FRANÇA 


No dia 11 de Outubro de 1895, há 126 anos, pelas 5 horas da tarde, chegou a Santiago do Cacém o primeiro automóvel a circular em Portugal, uma viatura Panhard-Levassor, importada de Paris por D. Jorge de Avillez, 4.º Conde de Avilez, um jovem aristocrata daquela vila alentejana. Tratava-se de um carro com uma arquitectura que se viria a tornar clássica, com tracção traseira e com o motor dianteiro longitudinal de dois cilindros em V, um V2 com 1324 cc.

O veículo havia chegado ao porto de Lisboa uns dias antes, tendo sido objecto de grande curiosidade. Todos queriam saber que maquineta era aquela! As peripécias continuaram na alfândega de Lisboa, pois houve necessidade de decidir qual a taxa a aplicar, já que se tratava da primeira importação de um automóvel com motor a combustão. Hesitaram entre máquina agrícola ou máquina movida a vapor e acabaram por se decidir por esta últimaDepois da montagem dos vários componentes numa oficina de carruagens da baixa lisboeta e da colocação em marcha do seu motor de explosão, o Panhard & Levassor iniciou a sua primeira viagem em Portugal, que havia de demorar três dias, em direcção a Santiago do Cacém, a uma velocidade máxima de 15 km por hora

Foi uma viagem dura e atribulada, pois as estradas da época nada tinham a ver com as dos dias de hoje, eram de terra batida, cheias de altos e baixos.  O carro tinha rodas de madeira e aros de ferro, e atingia uma velocidade máxima da ordem dos 15 km/h. Durante o trajecto, à chegada a Palmela, ocorreu o primeiro acidente de viação em Portugal, tendo como vítima um burro. O pobre animal encontrava-se na estrada a fazer o seu trabalho de carga, habitual na época e o automóvel, embalado na descida, só parou quando embateu no burro. Dizem que o automóvel não travou, apenas abrandou, tendo sido o animal a deter o carro, que não sofreu quaisquer danos, ao contrário do burro, cuja morte obrigou ao pagamento de uma indemnização de dezoito mil reis (o triplo do valor de um burro à época).

Posteriormente e porque na época não havia estações de serviço para abastecimento, o proprietário da viatura resolveu atestar o depósito com petróleo de iluminação, em vez da benzina que devia utilizar, o que fez com que o motor não voltasse a pegar, tendo sido necessária uma limpeza do depósito e do motor, para que a máquina voltasse a funcionar. 

O veículo pioneiro é propriedade do automóvel Clube de Portugal e encontra-se exposto no Museu dos Transportes e Comunicações, no Porto. (foto abaixo)



sexta-feira, 9 de julho de 2021

AS MARCAS DE AUTOMÓVEL MAIS FIÁVEIS

AS MARCAS DE AUTOMÓVEL MAIS FIÁVEIS
 
 A MELHOR 


A conceituada empresa de estudos de mercado J. D. Power divulgou os resultados do seu mais recente inquérito anual (2020) sobre a satisfação dos utilizadores com os seus automóveis, realizado na Alemanha, o maior mercado europeu. Designado VDS (Vehicle Dependability Study - Estudo de Confiança em Veículos), os proprietários foram questionados sobre a qualidade e fiabilidade dos seus automóveis ao final do terceiro ano de utilização.

Dentro do lote de marcas, a KIA foi quem se destacou como aquela com maior índice de fiabilidade - foram avaliados 71 modelos de 24 fabricantes. Destas, a KIA foi a única a conseguir uma classificação abaixo de 100 pontos, enquanto a média geral foi de 151. 

Logo atrás da KIA surgem Hyundai e Toyota, a fechar o pódio, seguidos, por ordem decrescente,  pela Audi, Honda, Mitsubishi Subaru e Dacia e, num patamar inferior, a Jaguar, Mercedes-Benz, BMW, Nissan, Citroen, Peugeot, Skoda, Suzuki, Volvo, Volkswagen e Opel. As marcas com pior classificação no inquérito foram a Renault, Fiat, Alfa Romeo, Dodge e SsangYong.

 A PIOR 





quarta-feira, 16 de junho de 2021

BARDAMERDA PARA QUEM NÃO TEM TEMPO

 


BARDAMERDA PARA QUEM NÃO TEM TEMPO

Nós temos tempo sim. Pare de mentir, pare de inventar desculpas. O tempo é mera questão de vontade, de interesse ou desinteresse. Elimine definitivamente da sua vida essa insuportável mania de dizer “não tenho tempo”. Você tem tempo. Você pode. Pode é não querer, o que é muito diferente.
Mascarar a falta de interesse com um "não tenho ou não tive tempo" para ....seja lá o que for...
Quando se quer muito que algo aconteça, sempre se dá um jeito.... é evidente que quando é algo que não agrada muito, lá se invoca a "falta de tempo". O que é uma cobardia! ...estou a trabalhar ...estou muito ocupado/a...não deu tempo....muitas vezes para desculpar a ausência de um simples olá - estás bem? - por telefone ou mensagem, quando se teve tempo para beber um café, ir à casa de banho, fumar um cigarro ou dar dois dedos de conversa com alguém.
A verdade é que só temos tempo para aquilo que queremos ! Para aquilo que nos interessa!
Bardamerda para quem não tem tempo!

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Avós e bisavós - como chegámos aqui?

Actualmente, na Europa, a média de idades para alguém se tornar avô ou avó ronda os 55 anos, o que faz com que a actual geração de netos seja, graças ao aumento da esperança de vida, a primeira a conhecer os quatros avós e muitas vezes também os bisavós, já que 40% das pessoas que morrem com 80 ou mais anos de idade são bisavós.


PARA ALGUÉM NASCER PRECISA DE:

2 Pais

4 Avós

8 bisavós

16 trisavós

32 Tetravós

64 Pentavós

128 Hexavós

256 Heptavós

512 Oitavós

1024 Eneavós

2048 Decavós


Apenas para as 11 últimas gerações, foram necessários 4.094 ANCESTRAIS, durante um período aproximado de 300 anos !