sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

TIPOS DE APERTO DE MÃO

O aperto de mão dos dias de hoje não é nada mais nada menos que uma sintetização do abraço, socialmente aceite, resultado de uma evolução, e que é hoje utilizada como cumprimento, aceitação, apresentação, garantia, pacto, acordo, etc.

Mas este gesto simples e tantas vezes repetido no nosso dia a dia pode mostrar, pela forma como é utilizado, a verdadeira personalidade dos intervenientes, sem grandes margens para erro.


Aperto de mão firme e forte: característico das pessoas equilibradas, realizadoras, diplomáticas, com uma boa saúde física e mental, que gostam de fazer amizades, e praticamente sem quaisquer complexos ou traumas.

Mãos húmidas, suadas e/ou pegajosas: pessoas medrosas e fracas, mental e financeiramente dependentes de terceiros, indecisas e muito pouco confiantes. Tenhamos no entanto em atenção que há alguns distúrbios orgânicos que podem causar estes sintomas.

Aperto de mão exageradamente forte: São pessoas que gostam de ser o palco das atenções, com um grande espírito e empenho competitivo, mas muito menos seguras de si do que pretendem aparentar e com uma grande necessidade (e vontade) de impressionar os outros.

Aperto de mão forte mas rápido: Pessoas sempre apressadas, para quem o tempo é muito importante. São impacientes e parecem ter sempre que fazer. Para eles as conversas têm de ser sempre muito abreviadas, pois não querem ouvir muito destalhes. São apreciadores da tecnologia, egocêntricos, nervosos e distraídos.

Aperto de mão mole: Normalmente indica uma grande dose de feminilidade (nos homens). São pessoas muito preguiçosas, comodistas e desligadas, a quem a vida não exige muito esforço.

2 comentários:

  1. Gostei muito da matéria, trabalho em RH, e o aperto de mão é uma coisa que analizamos muito na hora da entrevista.

    hortenciamodas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. tenho aperto de mão mole e sou ativa e trabalhadeira e muito ligada tor sei dormi no momento sou eletrica não paro quieta mas sou temida

    ResponderEliminar