sábado, 13 de fevereiro de 2021

Como apareceram os Pregos?

Um "Prego" consiste num bife de vaca que se come, normalmente, em sanduíche e é, actualmente, um prato típico da culinária portuguesa. 

Pode ser servido no pão ou no prato. Quando servido no prato (prego no prato ou bitoque), é normalmente acompanhado de batatas fritas, arroz, um ovo estrelado e salada. 

Quando a carne é de porco passa a chamar-se bifana e, se servida no prato, bitoque, e teve origem na região da Vendas Novas.

A verdadeira história está relacionada com Manuel Dias Prego, nascido em 1889 na então Vila Nova da Praia das Maçãs, freguesia de Colares, concelho de Sintra e um dos primeiros habitantes da Praia das Maçãs, no final do século XIX, onde era proprietário de uma taberna rudimentar, a Taberna do Prego, onde servia "comes e bebes".

Nessa taberna Manuel Prego servia fatias de vitela fritas ou assadas em pão saboroso acompanhadas de vinho de Colares.



A  carne no pão do Sr Manuel rapidamente se  tornou famosa e um verdadeiro sucesso na Praia das Maçãs e arredores.

Gente doutras localidades do concelho de Sintra, copiou a "ementa" iniciando a propagação, ajudada pela circunstância de ter passado a fazer parte da gastronomia da Feira das Mercês; um feirante teria aberto, há cerca de um século, na zona de Rio de Mouro um estabelecimento onde servia pregos durante todo ano. Descendentes, mantiveram a tradição e fundaram a mais antiga casa "pregueira", no concelho de Sintra, restaurante "O ARCO ÍRIS" junto estação ferroviária de Rio de Mouro, vai para cinquenta anos. 

Diz-se que terá sido na Taberna do Prego que José Malhoa pintou o seu famoso quadro “Praia das Maçãs”.

Com o passar dos anos, o nome da especialidade passou a ser vulgarmente conhecida como Prego, em honra do seu criador e no início do século XX já havia sido copiada em muito outros locais, começando o Prego a fazer parte das ementas das tabernas de todo o país.



Restaurante Arco Íris (Rio de Mouro)

Na minha opinião os melhores pregos (e bitoques) que se podem comer na região de Lisboa são no Arco Íris. Desde o corte da carne, a chapa de aço inoxidável (sempre limpa) onde a carne, sempre tenra, é grelhada, o molho de cerveja, o alho esmagado, o batimento prévio da carne com um martelo especial, o pão aquecido barrado com manteiga, tudo feito à vista do cliente.... o bitoque é servido no prato, com molho de cerveja e batatas fritas em separado.
Recordo-me que, na altura em que morei na Rinchoa e era cliente assíduo do Arco Íris, era normal encontrar ao fim do dia o Raul Indipwo e o Milo MacMahon (Duo Ouro Negro) que, a caminho da Ericeira, não dispensavam a imperial a acompanhar o famoso prego, bem como outros "famosos" que também não resistiam ao petisco.




Sem comentários:

Enviar um comentário