sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

O Gafanhoto Gigante

 O GAFANHOTO GIGANTE
Orthoptera (Olivier, 1811)
(Tropidacris dux) 

O verdadeiro gafanhoto gigante

É o maior gafanhoto do mundo, entre as mais de 8.000 espécies conhecidas: o seu regime alimentar é polífago (os gafanhotos são fitógafos na sua generalidade) a envergadura das asas das fêmeas, que são maiores que os machos, pode atingir os 35 cm. São tão grandes que em algumas ocasiões estes insectos foram abatidos por caçadores que os confundiram com aves em voo. PS: polífago - alimentação omnívora; fitófago - alimentação vegetariana.

Em adultos têm cores variadas, desde o castanho, vermelho, verde, azul até uma mistura de cores. ou manchas nas pernas, que podem ser pretas, amarelas, verdes ou outras.

Conhecidos desde os tempos bíblicos pelas pragas constantes e utilizados na alimentação, actualmente são utilizados na alimentação em vários países do mundo, como o México, Brasil e outros países sul-americanos, asiáticos e africanos.

As fotos abaixo são falsas, montagens que estiveram muito em voga nos anos trinta, embora circulem na net há décadas, algumas delas apresentadas como verdadeiras.


Sem comentários:

Enviar um comentário